data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
Nesta terça-feira, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou dois editais de moradia estudantil para seleção e ingresso em unidades da Casa do Estudante Universitário (CEU). Os documentos contam com informações relativas a candidatura, critérios e documentos necessários para garantir uma vaga nos campis Palmeira das Missões e Santa Maria.
Sedac lança edital que destina R$ 2 milhões para Cultura do Estado
SANTA MARIA
Em Santa Maria, serão disponibilizadas 207 vagas entre as dependências dos prédios CEU I e II. Desde quantitativo, duas vagas são destinadas à estudantes mãe/pai, quatro para pessoa com deficiência (PCD), sendo que uma dessas quatro é específica para usuário ou usuária de cadeira de rodas e 27 vagas para estudantes com menos de 18 anos.
Entre alguns requisitos para se candidatar a uma vaga na moradia estudantil no campus sede, estão:
- Estar matriculado regularmente e ativamente em curso presencial de graduação, médio/técnico ou tecnológico;
- Ter Benefício Socioeconômico (BSE) ativo pelo setor de BSE da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
- Não fazer parte de grupo familiar que não resida e não possua imóvel residencial no município ou em distritos que possuam transporte coletivo regular para a sede de Santa Maria;
- Não estar recebendo auxílio de outras fontes com a finalidade de custear moradia ou hospedagem;
- Atender ao disposto pela Universidade na Resolução 079/2022/UFSM quanto a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19;
As inscrições devem ser realizadas pelo portal da UFSM, com o mesmo login e senha utilizado pelo usuário no portal do aluno. Serão aceitas candidaturas até as 23h59min de domingo. Os documentos necessários, assim como informações sobre a ordem de classificação, fluxo de vagas e recursos pós-lista, podem ser encontrados no edital.
A lista prévia da moradia estudantil no campus de Santa Maria será divulgada em 1º de abril na página oficial da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFSM. Confira o cronograma completo abaixo:
- Período de Inscrições - 22 a 27/03
- Lista prévia de classificação geral - 01/04
- Período de Recurso - 02 e 03/04
- Lista definitiva de classificação geral - 05/04
- Primeira lista de chamada - 06/04
Segundo a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Gisele Martins Guimaraes, a universidade precisa acolher os estudantes de forma responsável. A chamada dos alunos será feita de forma escalonada, após isso, o prazo é de 10 dias para entrar em contato com as direções da CEU I e II e receber o redirecionamento para os apartamentos. A pouca oferta de vagas provoca a evasão daqueles que não possuem condições de pagar pela moradia em outro lugar, em relação à isso, Gisele conta que a universidade está tentando encontrar possibilidades para evitar esta situação.
- Vivemos um momento de crise em um cenário pandêmico, nosso grande objetivo é garantir a permanência dos estudantes, temos o compromisso de encarar esses desafios e tentar encontrar possibilidades que façam com que nossos alunos permaneçam conosco - comenta.
A União é o local que abriga os estudantes antes do direcionamento para a CEU I ou II. São originalmente 160 vagas disponíveis, mas apenas 37 foram ofertadas, decisão feita pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE), que busca evitar a superlotação no local e um possível surto de Covid-19. A Pró-Reitora Substituta, Angélica Medianeira Iensen, conta que uma visita será feita na União ainda esta semana, com uma equipe composta por profissionais de limpeza, manutenção e infraestrutura, que serão responsáveis por avaliar o local e verificar a possibilidade de ofertar um maior número de vagas para os estudantes.
- Por conta da situação de risco, não podemos receber os alunos como antigamente. Vamos verificar a viabilidade de colocar mais pessoas por dormitório e chamar mais pessoas de forma segura - salienta Angélica.
Alunos sem o benefício sócio econômico poderão participar do edital que tem previsão para ser divulgado no mês de abril. Já para aqueles que ainda procuram moradia na CEU I ou II, um novo edital sai junto com o início do segundo semestre letivo de 2022.
PALMEIRA DAS MISSÕES
Além dos requisitos já citados, o edital de moradia estudantil no campus Palmeira das Missões exige que alunos ingressantes nos anos de 2020 e 2021, que estão recebendo a bolsa do Programa de Auxílio à Moradia (PAM), se inscrevam obrigatoriamente no processo, com a finalidade de garantir a manutenção da vaga no programa. A não inscrição pode implicar na suspensão da bolsa até a realização de novo edital do gênero.
As inscrições para acadêmicos da UFSM deste campus devem ser realizadas pelo e-mail "servicosocialpm@ufsm.br até o dia 8 de abril. Os critérios de seleção e desempate, além dos documentos necessários podem se encontrados neste edital. Após a divulgação do resultado, que será publicada até 25 de abril, os acadêmicos selecionados passarão por uma entrevista.